nucleohana

Quem somos

HANA é um núcleo de pesquisa cênica que objetiva o estudo de princípios e práticas que norteiam a arte do ator-performer no Ocidente e no Oriente, com intuito de estimular discussões sobre as várias poéticas da cena.  Em seus quinze anos de existência, construiu um histórico de atividades e espetáculos baseado na investigação de tradições performáticas para desenvolver uma estética própria do teatro contemporâneo.Possui como diretriz dos trabalhos a pesquisa de linguagem, o trabalho do ator, o conhecimento das tradições e a experimentação.

Fundada por Alice K., o Núcleo HANA conta com colaboradores, pesquisadores de diversas áreas, atores, dançarinos e performers, que se somam a cada projeto.

HANA (“Flor”, em japonês) é um termo utilizado por Zeami (*) para indicar as sucessivas interações entre ator e público. Segundo o autor, essa comunicação pode acontecer em vários níveis de atuação, podendo ser ‘profundamente interessante’ ; ‘inesperadamente nova’ ; ‘verdadeiramente autônoma’  ou ‘permanente’. Dos tipos de HANA, a superior é a ‘flor milagrosa’ , significando uma experiência indescritível unificando ator e público em percepção direta, a do Absoluto. 

“O objetivo do ator na arte é alcançar a flor verdadeira; a única forma de alcançá-la é pelo treinamento.”  (in Tratado de Iniciação na Flor, de Zeami )

 

(*)Ator, compositor, dramaturgo, poeta e teórico do Teatro Nô,(1363-1443)

Anúncios
%d blogueiros gostam disto: